domingo, 4 de janeiro de 2015

domingo novo

Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas
bailarinas de papel


Calham-me sempre os domingos. Era uma vez um cágado que gostava dos domingos e não gostava dos sábados. Era cágado. Eu gosto dos sábados e dos domingos. É assim uma espécie de repartição equitativa dos afetos, apesar de correr o risco de trocar o sábado pelo domingo ou o domingo pelo sábado. Mas isso não tem importância nenhuma, porque estou convencida que eles não trocam de lugar.
As pessoas convencidas como eu, são insuportáveis. Por exemplo, as que se convenceram que o desemprego está numa descida vertiginosa, que os sem-abrigo gostam do ar noturno para adormecer, que os pobres são extremamente ricos em abonos de família, que a frugalidade alimentar é ótima para baixar os valores do mau colesterol, que as crianças são por natureza felizes e inocentes, que os velhos são sábios e gostam de casas de repouso e de hospitais em parceria público privada. Que os professores são facilmente requalificados em estátuas. Preciso de respirar, mas continuo. Que os jovens estão bem em casa dos pais até ao trinta e cinco anos de idade, com beliche e roupa lavada ou então em outras paragens e eu nisso convenço-me também, porque não há pior do que as nossas, em estradas desabrigadas, mal iluminadas e quando estendemos o braço, o autocarro já se foi. Que comprar um apartamento é um perfeito disparate, não temos absoluta necessidade de comprar seja o que for, tudo nos é dado, daí o estado deste país cheio de dívidas de gratidão e novecentos e cinquenta euros de rendimento social de inserção. Que ter um emprego é uma sorte e os direitos, são sobras do passado embrulhadas em papel de jornal que já ninguém lê.
Depois há o sol e uma luzinha no peito que diz que este é o domingo primeiro, novíssimo. Fazemos dele o que nos apetecer.
Calham-me sempre os domingos. O problema será encontrar uma ilustração para este texto, mas estou certa de que não terá nada a ver.
 
 

Blogger news

Powered By Blogger

Blog Archive