quarta-feira, 4 de maio de 2016

O fracasso da educação no Brasil



        O Brasil tem uma das piores educações do mundo.
        Quem destruiu a educação no Brasil foram os militares.
        O brasileiro considera que o único problema da educação é o salário baixo dos professores. Se alguém perguntar a um professor porque a educação no Brasil é tão ruim, ele vai responder que é por culpa dos baixos salários.
        Mas o problema vai além disto. A pedagogia é muito ruim. Um aluno fica nove anos no ensino primário e mais três anos no ensino médio e sai da escola sem saber nada. As pessoas escrevem na internet como se fossem analfabetas. Não sabem fazer contas simples sem uma calculadora. Não conhecem nada de história do Brasil ou do mundo.
        As escolas permitem que um aluno passe estes anos todos sem aprender nada. Ninguém está preocupado se um aluno aprende ou não.
        As escolas não exigem disciplina dos alunos. Você passa em frente a uma escola estadual e está uma verdadeira arruaça.
        Se eu fosse Ministro da Educação, a primeira coisa que faria era exigir que os alunos respeitassem os professores e ficassem em silêncio. Em seguida, faria uma revolução curricular, eliminando matérias inúteis como equação de segundo grau e criando aulas que despertassem o interesse dos alunos, como Photoshop. Voltaria a ter ensino de música e teatro.
        Outra atitude importante como ministro seria a aula de reforço. Todos os alunos que não tirassem boas notas seriam obrigados a participar das aulas de reforço, para que terminassem o ano conhecendo as matérias. Não haveria mais nota 5 como média para passar de ano, mas média 8. Eu não sei porque essa frescura de inventar notas como “A+, A-“ ou “plenamente satisfatório”. As notas tem que ser de zero a dez e pronto, sem frescura nenhuma.
        A reforma no ensino no Brasil passaria por uma cooperação entre governo, escolas, professores e alunos e seus pais. Mas isso não vai acontecer nunca, porque o Brasil é uma piada eterna.
 
 

Blogger news

Powered By Blogger

Blog Archive