domingo, 30 de junho de 2013

aos domingos não vamos à praia

Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas
 

A chave, guardo-a no contador da água. Os vizinhos sabem que é ali que eu a escondo, pois o mais seguro lugar é aquele que todos conhecem. A curiosidade e o distanciamento asseguram-se desta forma.
Abre então as janelas para o sol nascente, sopra as cortinas, espalha pela casa o cheiro a café e só depois de ela te reconhecer os passos, inicia a tarefa de contar os vasos. Os maiores não me têm causado problemas, numa modorra contemplação do Tejo, deslocam-se apenas à passagem dos cacilheiros que tão pouco são cacilheiros, mas se vão para Cacilhas sê-lo-ão ternamente para mim. Os mais pequenos, pelo contrário, desaparecem nas noites de lua nova, mas peço-te que os procures pelos telhados e nas mansardas e os chames de volta aos parapeitos e às varandas. A lista com os nomes está na porta do frigorífico.
As violetas apodrecem se a água for excessiva, deita-a no prato, espera trinta minutos e escorre a que ainda restar.
Os malmequeres são os meus bem-amados e basta muito sol nos dias quentes para lhes queimar as pontas das pétalas. Se isso acontecer, rega-os abundantemente e explica-lhes a razão das flores compostas. Verás como se reconstituem.
Os jarros são como eu, aquáticos, não causam problemas.
As plantas mais jovens, as da floreira baixa, são regadas todos os dias de manhãzinha ou ao fim da tarde e as tulipas amarelas se te apanharem a jeito, falar-te-ão de bolbos e de baixas temperaturas.
Os melros e os pardais gostam de pedaços de pão sem manteiga que deverás esfarelar no canto direito da varanda, juntamente com este bilhete que aqui te deixo. De outra forma, debicarão todas as plantas e o teu trabalho terá sido em vão.
É neste momento que deves colocar um solo de saxofone, talvez piano ao fundo como desejares e lembra-te de mim. Não te apresses, o verão ainda agora começou.
Rega-me as flores por favor e deixa a chave a contar pingos de água.
 

4 Responses so far.

  1. Domingos? Praia, nunca!... :-)

    Poesia? Arte? Todos os dias.

    Bom fim de semana, Manelinha :-)

  2. Lindo.Poesia por todo lado :-)

 
 

Blogger news

Powered By Blogger

Blog Archive